Holofote
CUFA e Mainstreet lançam projeto “Astros da Favela” para revelar talentos da música nas comunidades

Tem oportunidade pra galera que quer estudar música na área!…
Tem oportunidade pra galera que quer estudar música na área! A CUFA (Central Única das Favelas) e a Mainstreet Records, uma das principais gravadoras independentes do trap nacional, se uniram para lançar o projeto Astros da Favela, que inaugura no próximo dia 21 de maio, no Complexo da Penha, Rio de Janeiro, a primeira unidade de uma rede de estúdios-escola voltados exclusivamente para talentos das comunidades.
Com apoio do Spotify, da Nêmesis (especialista em acústica arquitetônica) e da Favela Records (selo musical da Favela Holding), o projeto chega com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, à educação musical e à profissionalização no mercado fonográfico.
Localizado na Vila Cruzeiro, o espaço vai oferecer gratuitamente uma infraestrutura de ponta, acessível a moradores da comunidade que desejam aprender, criar e produzir suas músicas – mesmo que não haja experiência prévia.
Mais do que um estúdio de gravação, o espaço funcionará como um centro de formação artística, com oficinas, mentorias, aulas teóricas e práticas, e workshops conduzidos por profissionais do rap, trap e funk. Os participantes terão contato direto com beatmakers, produtores e gestores da indústria musical, além de vivências como campings criativos e colaborações com artistas convidados.
“Nosso objetivo com o Astros da Favela é abrir portas para que os talentos das favelas possam se desenvolver, se profissionalizar e ocupar seu espaço na cena musical”, diz Celso Athayde, diretor da F-Records e fundador da CUFA.
Para Eric Santana, representante da Mainstreet Records, o projeto reforça o compromisso da gravadora com a transformação social: “Este será o primeiro de muitos estúdios com equipamentos de última geração. Acreditamos que a música pode mudar destinos e que esses jovens precisam de oportunidade para escrever suas próprias histórias de sucesso”.
A proposta do Astros da Favela é fomentar a criatividade, a geração de renda e o protagonismo periférico por meio da música, impulsionando novas vozes que poderão conquistar seu espaço nas plataformas digitais e no mercado da música urbana.
Sobre a CUFA
Criada em 1991, a Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização social brasileira reconhecida mundialmente por sua atuação nas áreas de cultura, educação, esporte, cidadania e empreendedorismo. Presente em mais de 5 mil favelas no brasil e 66 países, a CUFA desenvolve projetos que promovem inclusão, valorizam talentos locais e fortalecem a autoestima dos moradores das favelas.
Sobre a Mainstreet Records
Fundada em 2020, a Mainstreet Records é a maior gravadora independente da música urbana no Brasil. Com um catálogo de mais de 30 artistas de sucesso nos gêneros rap, trap e funk, sendo que ao menos 15 já estiveram entre os 200 mais ouvidos do país no Spotify, a gravadora se destaca por descobrir talentos nas comunidades e investir em inovação, cultura e transformação social.
Serviços
Data: 21 de maio
Horário: Das 10h às 12h
Endereço: Estrada José Rucas, 1266 – Penha, Rio de Janeiro
Local: Sede da CUFA Penha