Ao vivo

Ouça

Veja

Contatos

Rua Carlos Machado, 131 – Barra da Tijuca – Cep: 22.775-042

21 2509-9030

21 9 9701-1005

Fale Conosco

Holofote

Corrida Brasil Sem Preconceito anuncia sua volta ao Rio

|


Corrida Brasil Sem Preconceito anuncia sua volta ao Rio

Após 9 anos, a Corrida Brasil Sem Preconceito está de volta à cidade do Rio de Janeiro e tem a previsão de reunir cerca de 8 mil pessoas no fim de semana do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+.

O retorno da corrida foi anunciado nesta quinta (16), véspera do Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado nesta sexta, 17 de maio. O evento vai acontecer na Quinta da Boa Vista, no dia 30 de junho, e servirá de conscientização contra qualquer tipo de preconceito.

Em 2024, a corrida e caminhada também conta com uma ação especial que destinará parte dos valores das inscrições para as vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Os interessados poderão usar o cupom SOS Rio Grande do Sul, que dá 50% de desconto no valor do kit. Os cupons estão limitados para até 150 inscrições e todo o valor arrecadado será enviado integralmente para o Governo do Estado gaúcho.

Além disso, três instituições – de combate ao racismo, pela defesa da mulher e de pessoas com autismo – também serão beneficiadas com parte dos valores das inscrições. O evento também conta com ação sustentável, com o reaproveitamento de lonas e banners para a confecção de bolsas, mochilas, entre outros.

Embaixadora da corrida, Daniela Lopes, mulher trans e corredora, destaca a importância do evento: “Ter uma prova destacando as minorias é uma forma de abrir discussões e diálogos para conquistas e direitos além do esporte. E também uma forma de mostrar existimos e que precisamos ser vistas com mais respeito e igualdade”, declara ela, que se junta ao time de embaixadores formado por: professor Heleno Bento, do Método Corpo Máquina; Rodrigo Lira, treinador e atleta de elite; Jack Pink, corredora; Carol Rodrigues, militar e corredora; e Maria Cariello, corredora e modelo.

Esta é a primeira corrida que terá um pódio para as pessoas declaradas não binárias, além das categorias masculinas, femininas e PcD. No momento da inscrição, os participantes poderão escolher entre oito opções de camisas personalizadas, cada uma estampando um tipo de causa para literalmente ‘vestir a camisa’. Também pensando na acessibilidade para todo o público, os inscritos poderão optar pelo percurso de 5 ou 10 Km, corrida ou caminhada. Os interessados em participar podem adquirir o kit clicando aqui.

Ainda este ano estão previstas mais duas corridas: em Brasília, os participantes terão sua largada e chegada na Esplanada dos Ministérios, no simbólico Dia Consciência Negra, 20 de novembro. Em São Paulo, a expectativa é que os atletas profissionais e amadores se reúnam na Avenida Paulista, na segunda quinzena de dezembro.

O evento tem organização da Holding Star Over, e como patrocinadores: o BioParque, o AquaRio, e a Yopp, marca de óculos e acessórios de corrida. A Corrida Brasil Sem Preconceito tem o apoio do Programa Rio Sem LGBTFOBIA – Governo do Estado do Rio de Janeiro e a chancela da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e do Ministério dos Esportes do Governo Federal.

Outras notícias


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *