• Marco Serra
VIRADOURO-5

Depois de 23 anos sem título, a Viradouro consagrou-se como a grande campeã do carnaval 2020 do Rio de Janeiro. A escola levou pra avenida o enredo “Viradouro de Alma Lavada”, falando sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, mulheres que buscavam a compra de sua alforria lavando roupas na Lagoa do Abaeté, em Salvador.

“[Os carnavalescos] Marcos e Tarcísio corresponderam, conseguiram nos trazer o enredo, dentro de algumas opções. Quando a gente viu esse enredo, a gente se apaixonou, uma história representativa, uma história muito bonita, que nos honrou muito fazer. Tenho certeza que está em festa Itapoã, a Bahia está em festa,” declarou o presidente da Viradouro, Marcelo Calil.

Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon são casados há quatro anos e assumiram a escola substituindo Paulo Barros, que levou a Viradouro ao vice campeonato em 2019. O título de 2020 foi o primeiro do casal de carnavalescos e o segundo da escola.

VIRADOURO-9

Um dos grandes destaques da Viradouro foi a comissão de frente. Anna Giulia, atleta da seleção brasileira de nado sincronizado, chegou a fazer mergulhos de um minuto, vestida de sereia, em um tanque de 7000 litros d’água. O tanque fazia alusão à Lagoa do Abaeté.

Outra ala que chamou atenção foram as baianas, que tinham as saias bordadas com figuras de abará, tapioca e acarajé. Além disso, distribuíram cocada para o público.

As Ganhadeiras foram representadas na avenida como as “primeiras feministas do Brasil”, por terem lutado por sua liberdade e pela sua importância para a história e cultura da Bahia.

A Viradouro, diferente das demais escolas, recebeu um apoio de 2,5 milhões de reais da Prefeitura de Niterói. O prefeito Rodrigo Neves falou em entrevista sobre a importância da escola para a geração de empregos para o município:

“Niterói tem o melhor carnaval do Rio de Janeiro, depois da Sapucaí, e precisa ser apoiado pela prefeitura porque promove o desenvolvimento, gera emprego, renda, atrai turistas e mexe com a economia local. Não só a Viradouro, mas também todas as 31 escolas de samba locais e as representantes de Niterói no grupo de acesso. Além da parte econômica, é uma festa que desperta e fortalece a identidade do nosso povo pela sua característica da cultura popular”

Vamos ver algumas fotos exclusivas que a FM O Dia fez do desfile da campeã do carnaval carioca: