• Antônio Jordão

Vem aí os 90 anos do Cristo Redentor e… vai ter festa! O anúncio foi feito hoje, durante uma celebração, realizada no próprio Cristo, em homenagem ao aniversário de 456 anos da cidade do Rio de Janeiro.

E o palco desse grande evento será em outro patrimônio cultural e histórico da cidade, a passarela mundial do samba: Marquês de Sapucaí ou, simplesmente, Sambódromo. A festa vai acontecer entre os dias 09 e 17 de outubro com direito a atrações internacionais! Alguns nomes já foram confirmados, como Jorge Aragão, Dennis DJ, Elba Ramalho, DJ Fábio Lopes, Martinho da Vila e Elymar Santos. Imperdível, né?

E pra ficar ainda melhor, a entrada será através de doações, onde o público deverá levar 1Kg de alimento não perecível. O objetivo é arrecadar toneladas de alimentos para serem distribuídos a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Praça da Apoteose também vai receber as Escolas de Samba do Rio e o evento promete não deixar ninguém parado.

Toda a programação estará no site oficial do Cristo Redentor (www.santuariocristoredentor.com.br).

Ao longo deste ano, também haverá algumas atividades previstas em preparação aos 90 anos do monumento, como o Dia da Geral, a Vila Sustentável, a Vila Gastronômica, o Desafio Corrida Cristo Redentor, o Espetáculo a Céu Aberto e os dias de Portugal e o Dia da Itália, com elementos emblemáticos da cultura desses países.

 

Segundo o reitor do Santuário, Padre Omar, o Cristo é um elemento emblemático da cidade e com enorme potencial turístico:

 

‘‘Ao longo dos seus quase 90 anos, o Monumento ao Cristo Redentor sempre se destacou no cenário nacional e internacional como porta de entrada do turismo brasileiro, maior
monumento em art déco do mundo e Santuário católico. Chegou a hora de celebrarmos tudo o que Ele representa para o povo brasileiro e o mundo inteiro. Por isso vamos fazer uma grande festa, com atividades religiosas, sociais e culturais. Na celebração dos 90 anos, o Cristo Redentor pretende deixar um legado socioambiental, com base nos Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na área cultural, vai reafirmar a contribuição para a formação intelectual e o fortalecimento da história da cidade e do país, atuando na educação
dos cidadãos. Administrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor mostra que o significado da existência do monumento vai muito além do turismo: ele é um Santuário, um local sagrado que recebe peregrinos do mundo inteiro, e, desde a construção, é o símbolo nacional de Fé e Esperança”, destacou. 

Todas as atividades da Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor seguirão as normas internacionais contra o coronavírus (covid-19) e as regras de ouro da Vigilância Sanitária.