• Marco Serra
Carnaval-FMODia

O Rio de Janeiro sempre foi um polo do Carnaval, mas era principalmente ligado aos desfiles das escolas na Sapucaí. A partir dos anos 2000 o que vem crescendo cada vez mais é o carnaval de rua da Cidade Maravilhosa, chegando até a superar em número os desfiles das escolas.

Nossas equipes vão estar de plantão na rua, em diversos blocos. Se encontrar nossa galera pode chegar junto e participar das ações para ganhar uns prêmios irados!

E como a Nº1 nunca te deixa na mão, se você é do Rio ou vem para cá nessa época, temos algumas dicas de ouro!

 

1 – Beba água, muita água

 

Sabemos que carnaval combina com cerveja, melzinho e tudo, mas não esqueçam da água. Faz o seguinte: entre uma cerveja e outra pega aquela garrafinha. Seu carnaval vai durar muito mais e você vai ter a maior disposição pra pular de um bloco pra outro.

 

2 – Não ande de carro, use metrô

 

No carnaval as ruas estão frequentemente congestionadas, graças aos blocos. O ideal é andar de metrô pela cidade, sem trânsito e rapidinho. E não deixe de comprar o Riocard, que ajuda a não pegar fila nas bilheterias.

 

3 – Acorde cedo e se programe

 

Os melhores blocos da cidade acontecem cedo, então nada de preguiça. Lembre também que você vai sair de casa cedo e voltar só de noite, geralmente, então vale a primeira dica aqui de novo. Além disso, dê uma pausa para o almoço, já que saco vazio não para em pé. Faça com antecedência a programação dos blocos que você quer ir, para não ficar que nem cego em tiroteio, catando bloco em cima da hora.

 

4 – Nada de fazer xixi na rua

 

Cuidado quando tiver precisando fazer um xixi porque no Rio, fazer xixi na rua dá multa. Então procure algum estabelecimento ou um banheiro químico. Fica esperto!

 

5 – Doleira

 

Não vá cheio de coisas para os blocos, leve apenas o essencial. De preferência leve tudo dentro de uma doleira. É o jeito mais seguro e prático de curtir a folia.

 

6 – Chinelo Nunca

 

Evite ao máximo ir aos blocos de chinelo, use sempre um tênis confortável, que você consiga andar muito, que andar é o que mais acontece no carnaval carioca. Além disso você vai evitar diversos pisões no pé.

 

7 – Fantasias legais e leves

 

Uma fantasia leve é indispensável, graças ao calor e a locomoção, mas isso não quer dizer que não pode ser criativa. Uma fantasia bem pensada pode gerar comentários, fotos, elogios e boas amizades ou romances de carnaval! Então pensa aí!

 

8 – Além dos blocos

 

O Rio de Janeiro fica em clima de festa durante essa época do ano, e não só de blocos de rua e Apoteose vive o folião. Existem diversos eventos como ensaios de bloco pela cidade, muitos na Lapa/Centro, no Circo Voador e na Fundição Progresso. Vale a pena dar uma pesquisada nestes eventos.

 

9 – Respeito sempre

 

Carnaval é claro que rola aquela paquera, mas acima de tudo respeito. Então nada de desrespeito com quem quer que seja, e não esqueça, não é não. 

 

10 – Protetor solar

 

O sol do Rio de Janeiro não perdoa ninguém, então não esqueça de passar o protetor solar pra não ficar naquele estilo camarão. Assim você vai poder aproveitar todos os dias sem se preocupar com aquela ardência chata.