• Geizon Paulo

Edições do Rock in Rio 2021 no Brasil e em Portugal deverão ser adiadas por causa da pandemia. (Reprodução/Instagram)

Marcado para acontecer entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, o Rock in Rio deve ser adiado, devido à pandemia do coronavírus. O anúncio deve ser oficializado nos próximos dias pelos organizadores do festival.

Apesar do otimismo de que haveria uma vacina disponível e de que a imensa maioria da população estaria vacinada até a data de realização da edição deste ano, a organização do Rock in Rio reconsiderou as previsões diante do cenário, não apenas nacional, mas mundial, e preferiu adiar a festa. Eles entenderam que não faria sentido algum seguir anunciando atrações como se nada estivesse acontecendo para optarem pelo adiamento apenas às vésperas da data prevista para o festival, gerando maiores transtornos para o público e para a própria organização.

Festival está marcado para acontecer no Rio de Janeiro entre o final de setembro e o início de outubro. Em Portugal, está marcado para junho.

Embora a vacinação contra a Covid-19 já tenha começado em todo o país, o estoque de doses é irrisório no momento, incapaz de atender até mesmo os grupos prioritários previstos para receber a vacina na primeira fase da campanha. De acordo com o cronograma do governo federal, a expectativa é que toda a população brasileira esteja imunizada contra o coronavírus apenas na metade de 2022.

A decisão pelo adiamento deve atingir também o Rock in Rio Lisboa, que está marcado para acontecer em junho. Caso se concretize, essa será a segunda vez que a edição portuguesa será adiada por causa da pandemia. Originalmente, o festival seria realizado lá em 2020.