Prefeitura de Niterói inaugura túnel Charitas – Cafubá

  • Antônio Jordão

A realização de um sonho antigo. Assim podemos classificar a inauguração do túnel Charitas – Cafubá, realizada no último sábado, dia 06 de maio, em Niterói.

Ligando a Zona Sul à Região Oceânica da cidade, ele é uma referência de mobilidade associada à tecnologia e segurança. Com duas galerias de 1.350 metros cada e velocidade máxima de 60km/h, o tempo de travessia é de apenas dois minutos, reduzindo, consideravelmente, o tempo de deslocamento na região.

A obra, que teve início em julho de 2015, já era aguardada há mais de 40 anos pela população. O túnel, que não tem cobrança de pedágio, conta com uma ciclovia e está preparado para receber o BHS – Bus With a High-level of Service, que é uma evolução do BRT. Além disso, a estrutura conta com ventiladores antipoluentes, iluminação com 1.100 lâmpadas de led, 40 câmeras e uma central de controle operacional, que garante a segurança e a fluidez do trânsito no dia a dia. Confira o vídeo:

A inauguração do Charitas – Cafubá representa uma grande evolução na mobilidade urbana de Niterói e integra o projeto da Transoceânica, que vai revolucionar a maneira como as pessoas se deslocam na cidade.