• Geizon Paulo

Ana Maria Braga lamentou a morte de Tom Veiga, intérprete do Louro José. (Reprodução/Instagram)

Domingo de tristeza para os amantes da TV e da alegria contagiante do Louro José, personagem do programa “Mais Você”, da TV Globo. O ator Tom Veiga, que interpretava o papagaio, foi encontrado morto em casa, na Barra da Tijuca, neste domingo. A causa da morte não tinha sido divulgada até a publicação desta nota.

Tom tinha 46 anos e deu vida ao boneco por 24 anos, 20 deles no programa global. Apesar de ter sido idealizado por Ana Maria Braga, o Louro José só ganhou vida, de fato, após Tom interpretá-lo. Em 1996, quando ainda comandava o “Note & Anote”, na TV Record, a apresentadora teve a ideia de criar um personagem para atrair a atenção das crianças, mas, apesar de várias pessoas terem sido testadas, nenhuma delas tinha o perfil imaginado por Ana Maria.

Na época, Tom, que era assistente de estúdio do programa, pegou o boneco para brincar com colegas de trabalho. Ao ver a performance, Ana Maria Braga o convidou para atuar como Louro José no dia seguinte.

Nas redes sociais, Ana Maria Braga comentou a morte do parceiro de tantos anos. “Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração”, escreveu a apresentadora em seu perfil no Instagram.

De acordo com informações do jornal Extra, uma amiga de Tom contou que o ator sofria de depressão há alguns anos, mas a situação teria se agravado nos últimos meses. “Ele era um homem alegre, gentil, mas já tinha depressão há muito tempo”, disse a amiga que pediu para sua identidade ser mantida sob anonimato.

Tom Veiga dava vida ao Louro José, desde a criação do persoangem, em 1996. (Reprodução/Instagram)