• Geizon Paulo

Maradona deve estampar a nota de mil pesos. (Reprodução/Internet)

Maior craque do futebol argentino e um dos maiores de toda a história do esporte, Diego Maradona pode acabar estampando notas de dinheiro na Argentina. A homenagem ao ex-jogador, que morreu no final de novembro após sofrer uma parada cardiorrespiratória, foi proposta esta semana por uma senadora daquele país. A ideia de Norma Durango é que, pelo menos, 50% nas notas de mil pesos emitidas pelo Banco Central da Argentina no próximo ano tenham a imagem de Maradona estampada nelas.

Segundo a proposta da homenagem, além do rosto do craque argentino, a nota teria em seu verso a imagem de Maradona comemorando o segundo gol da vitória sobre a Inglaterra, nas quartas de final da Copa de 1986, no México, quando a Argentina conquistou o bicampeonato do Mundial de Futebol. A jogada do craque, que driblou metade do time inglês, é considerado um dos mais bonitos da História das Copas.

Vários senadores declararam apoio ao projeto, que teve origem nas redes sociais e chegou a virar um abaixo-assinado. A ideia inicial era lançar uma nota de 10 mil pesos para homenagear o ex-craque da Seleção Argentina, mas o governo preferiu evitar lançar notas de maior valor por causa da inflação.

Além das notas, Maradona deve ser homenageado com o lançamento de uma coleção de selos postais.

Maradona na conquista do bicampeonato da Argentina na Copa de 1986. (Reprodução/Internet)