• Antônio Jordão

Com shows proibidos por causa da pandemia, o jeito é apelar para a criatividade na tentativa de estabelecer um ‘novo normal’. Assim, o Jota Quest fez seu primeiro show no sábado (27), no formato drive-in, depois de mais de 100 dias sem apresentações. A volta aos palcos foi no estádio do Palmeiras, em São Paulo, com direito a ingressos esgotados, buzinaço no lugar dos aplausos e muitas críticas nas redes sociais.

O show, parte de um projeto que inclui também apresentações de humoristas e sessões de cinema, reuniu cerca de 280 veículos no estádio, que incluía 130 vagas em uma área vip para quem se dispôs a pagar mais por uma visão mais privilegiada. O valor dos ingressos, inclusive, foi um dos alvos de críticas nas redes sociais. Para ver a banda, era preciso desembolsar entre R$ 450 e R$ 550 por carro, que poderia acomodar até quatro pessoas.

Mas as maiores críticas mesmo vieram pela realização do show em meio à pandemia. Mensagens como “Que péssimo exemplo. Mais de mil mortes por dia e esse espetáculo deprimente” e “Irresponsáveis e inconsequentes” inundaram redes sociais como o Twitter. Muitos lembraram do risco às equipes de profissionais envolvidos na realização do evento e, também, ironizaram o valor do ingresso, bem próximo do valor do auxílio emergencial oferecido pelo governo.

Para participar do show, o público foi obrigado a ter a temperatura medida e permanecer de máscara mesmo dentro do carro, que ficaram estacionados a uma distância de cerca de dois metros um do outro. As janelas podiam ser abertas, mas não era permitido colocar os braços ou qualquer outra parte do corpo para fora.

O Jota Quest comemorou o retorno aos shows. Nas redes sociais, a banda escreveu: “Um dia pra não se esquecer! Em tempos difíceis, vamos nos reinventando, acreditando e construindo! Com a certeza de que dias melhores virão”. Já Rogério Flausino, aproveitou para brincar com a plateia. “Esta é a primeira vez que fazemos um show assim e, sem dúvida nenhuma, vocês são a melhor plateia de drive-in que já tocamos na vida”, disse ele durante a apresentação.

Outros shows estão confirmados no estádio nas próximas semanas. Entre as atrações, estão Turma do Pagode, Marcelo D2, ANAVITÓRIA e Nando Reis. A cantora e ex-BBB Manu Gavassi chegou a ser anunciada como uma das atrações, mas desistiu pouco depois de o evento ser divulgado oficialmente. Na época, ela alegou não estar confortável com a apresentação.