• 22 de março de 2022 às 14:34h, atualizado às 14:45h
  • Clara Oliveira

Nesta segunda-feira (21), o tradicional Jogo da Discórdia do BBB movimentou a vigésima segunda edição do reality… Dessa vez, os brothers tiveram que montar um ranking pessoal incluindo todos da casa a partir de uma qualidade – ou defeito – sorteados.

DG foi eleito como o mais desagradável 2 vezes, Arthur Aguiar foi apontado como mais arrogante, também 2 vezes. Laís foi citada como mais influenciável e menos confiável. Eliezer também ganhou o posto de mais influenciável. Gustavo foi escolhido como menos confiável e mais desagradável. Paulo André, por sua vez, foi considerado como mais influenciável.

Após a dinâmica, o embate entre Arthur e Laís foi, mais uma vez, uma das pautas que movimentaram a internet. Alguns internautas, motivados pela discussão entre os dois, acusaram o ator de “Gashlighting”, assunto que ficou entre os os trending topics, isto é, assuntos mais comentados das redes sociais.

A médica classificou Arthur como o mais arrogante da casa e ele, por sua vez, a elegeu como a menos confiável. Ao explicar sua escolha, Laís declarou que o marido de Maíra Cardi tenta diminuí-la durante as conversas. “Comigo, você diz que não sei o que estou falando, que dou show, que sou rasa e me diminui”, declarou.

O que é gashlighting?

Gashlighting consiste em uma forma de abuso psicológico, na qual o abusador distorce os fatos, mente e omite informações, de modo a fazer com que a vítima duvide de si mesma.

A ex-BBB Ana Paula Renault usou o twitter para comentar a suposta postura abusiva do ator. “Perturbadoras as falas do Arthur. Gashlighting total. Manterrupting. Que gatilho horroroso. #BBB22”, disparou.

A equipe de Laís Caldas, que enfrenta Douglas e Eliezer no paredão, também alfinetou a postura de Arthur ao compartilhar a definição de gashlighting: “O ‘gaslighting’ é uma forma de abuso psicológico onde informações são distorcidas, seletivamenteomitidas ou inventadas fazendo a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. #FicaLais I #TeamLais”.

Também teve quem saísse em defesa do brother. “A galera vai ficar insistindo nesse negócio de gashlighting no bbb mesmo? Gente, ta muito sem noção. Muito sem noção esses verificados!!! Insuportável”, comentou uma internauta.

“Arthur proibido de participar do jogo da discórdia. 

Fala alto = saiu do personagem

Fala manso = passivo-agressivo

Fica quieto = se fazendo de vítima

Fica calado = frouxo

Interrompe pra se defender = gashlighting”, disparou outra.

Confira trechos da discussão: