• Marco Serra
corona

Estamos vivendo um momento muito delicado no Brasil todo, por isso precisamos da conscientização e esforço de toda a população, se unindo para combater o Coronavirus.

O COVID-19, parte da família de vírus denominada “Coronavirus”, se espalhou primeiramente pela China, depois na Europa e agora atinge diversas partes do mundo, como os Estados Unidos e Brasil.

 

Forma de Transmissão

 

O vírus é transmitido por muco ou saliva, seja através do ar ou de contato pessoal. O contato próximo (cerca de 1m) com alguém que tenha os sintomas é considerado de risco, pois a transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva/muco que são liberadas no ar. Além de espirros e tosse, que também liberam estas gotículas.

A transmissão pode ocorrer em ambientes de muita circulação, pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido do contato com a boca, nariz ou olhos.

O período de incubação da doença (tempo que leva para aparecerem os primeiros sintomas) é de 2 a 14 dias.

 

Prevenção

 

A principal prevenção nesse momento é evitar locais públicos com aglomerações, mas sabemos que muitas pessoas terão que recorrer ao transporte público para ir ao trabalho, então seguem algumas dicas:

– Evite encostar em lugares que muitas pessoas encostam.

– Evite o contato próximo com outras pessoas, sem apertos de mão ou abraços.

– Não encoste no rosto com as mãos, pois as principais vias de infecção são boca, nariz e olhos.

– Lave SEMPRE as mãos com agua e sabão, além de álcool gel.

 

Tratamento

 

O COVID-19 ainda não tem um tratamento específico, mas o ideal para uma pessoa infectada é, primeiramente, evitar todo e qualquer contato próximo, principalmente com grupos de risco. Bastante repouso, muito consumo de água e uso de umidificador no quarto, além de banhos quentes para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse são os conselhos.

Bora ver o vídeo que a FM O Dia fez pra você!!