• Antônio Jordão

Projeto Nasa

Esse aí é o Alpha Team Brazil – que, no total, tem seis integrantes – nos estúdios da Rádio FM O Dia com os locutores Orelhinha e Gominho. Os estudantes de Saquarema, no Rio de Janeiro, foram selecionados para uma competição da NASA ( Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), nos Estados Unidos. A missão deles é a de construir um veículo de exploração espacial para o “Human Exploration Rover Challenge”, que vai acontecer entre os dias 12 e 13 de abril no estado do Alabama. 

Conheça mais sobre o projeto e a competição

Mais de 100 equipes devem participar deste desafio, mas apenas quatro delas são do Brasil. Para representar o nosso país, o Alpha Team precisa de recursos financeiros para arcar com os custos da viagem, como passagem, hospedagem e alimentação. O valor estimado por eles é de R$40.000,00 (40 mil reais) e você pode contribuir através de uma vaquinha virtual que está rolando na internet. 

Alpha

A competição, organizada pelo Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville, desafia times de escolas e faculdades a projetar, construir e testar veículos (conhecidos como “ROVER”) movidos a humanos, inspirados pelas missões lunares da Apollo e futuras missões de exploração na Lua e Marte.

Tais veículos serão analisados e deverão passar por algumas fases de testes e tarefas, como coletar amostras e plantar uma bandeira, por exemplo. As equipes devem decidir quais tarefas e obstáculos tentar ou ignorar antes que o tempo termine. 

Alpha Team Brazil é composto por 6 membros: Luiz Mattheus Almeida, Carolina Bonelli, Raphael Christi Valdetaro, Juan Sanches, João Pedro Rodrigues e Felipe Valeriote. O primeiro evento internacional que eles participaram foi o Space Apps Challenge, que ocorreu em outubro, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Bora ajudar essa galera, gente? Basta entrar na vaquinha virtual e fazer a sua contribuição.