• Geizon Paulo

Completando 87 anos, Monarco ganha homenagens e prepara live para o dia 31. (Foto: Reprodução/Instagram)

Autor de clássicos do samba, como ‘Coração em desalinho’ e ‘Vai vadiar’, Monarco completa 87 anos nesta segunda-feira (17) e, para comemorar a data, a gravadora Biscoito Fino disponibilizou nas plataformas digitais um registro histórico da Velha Guarda da Portela, que tem o sambista, patrimônio vivo da nossa cultura popular, como um de seus integrantes e baluartes.

O álbum ‘Minha vontade’ reúne 17 faixas, gravadas em um show realizado em 2015, com participações especiais de Maria Rita, Teresa Cristina e Cristina Buarque. Nas redes sociais, o sambista recebeu homenagens de personalidades como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Marcelo Adnet.

Monarco aproveitou a data para ser solidário a seus companheiros na Velha Guarda, sem trabalho por causa da pandemia. Em vez de presentes para ele, o bamba pede que sejam realizadas doações para ajudar os parceiros.

Apesar da falta de shows, o sambista tem aproveitado para compor. Em parceria com o jovem compositor Leo Russo, ele compôs o samba ‘Cadê você, paixão?’. Detalhe: por WhatsApp. Monarco também prepara uma live para o próximo dia 31, com participação da cantora Maria Rita e outros nomes da MPB.