Momento Fit com Vanessa Rangelli

Vanessa Rangeli

Consultora Fitness

VANESSA RANGELI, ou simplesmente Van – como é conhecida pela sua legião de fãs – tem feito sucesso em todo o Brasil ajudando milhares de pessoas a entrarem em forma através de sua consultoria. Dona de um corpo escultural e de uma vida saudável, Vanessa está mudando a rotina de muita gente, incluindo famosos consagrados nas redes sociais e nos demais veículos de comunicação de massa. Graduada em Marketing, pensou em uma maneira de prestar consultoria para os que sofriam com sobrepeso e dificuldade de manter uma dieta para atingir a boa forma. Criou, então, o DESAFIO DETOX TURBO para mostrar ao público que não existe fórmula mágica para emagrecer e, sim, dedicação e mudança de hábitos. Formou uma equipe de profissionais, envolvendo um nutricionista, um personal trainer e um ortopedista para montarem um verdadeiro programa de exercícios e cardápios para um melhor desempenho de seu público, utilizando o Whatsapp como plataforma de contato, atingindo números significativos.

Com mais de 500 mil seguidores no Instagram, Vanessa está pronta para assumir um programete contendo dicas de bem estar e saúde veiculado em duas edições diárias na emissora mais querida do RJ.

Saiba mais sobre essa iniciativa

Através do quadro MOMENTO FIT, Vanessa Rangeli dá dicas para uma vida mais saudável, com dieta balanceada, treinos e atitudes que contribuem para uma verdadeira reeducação alimentar.

Em 2 edições veiculadas de segunda a sexta, você fica por dentro das boas para manter seu corpo em dia.

Horários:

Primeira edição: entre 8h e 9h.
Segunda edição: entre 14h e 15h.

Acompanhe tudo pelo canal do YouTube da Vanessa >>

Vanessa Rangelli Youtube

Dicas

Uma das paixões nacionais, o bom e brasileiríssimo café, faz bem à saúde.
O café ajuda a emagrecer, diminui o risco de depressão, melhora a concentração, e é rico em antioxidantes. 
Agora, assim como tudo na vida, precisamos ser racionais no consumo. Nada de exagero!
Quantidade diária recomendada: 03 a 04 xícaras de 50 ml por dia.

A temperatura caiu? Que tal um chocolate quente pra tomar sem culpa?

– 300 ml de leite vegetal ou desnatado. 
– 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar.
– 1 colher de sopa de adoçante Stevia ou Xilitol.
– 1 colher de chá de aveia. 
– Canela a gosto.

Leve todos os ingredientes ao microondas por um minutinho.
Finalize com 2 quadradinhos de chocolate amargo.

Delícia!

Sabia que a batata doce é uma das melhores fontes de carboidrato que existe?

Ela é Antioxidante, regula o açúcar no sangue, melhora o cabelo e a pele, melhora o humor, e ainda controla o apetite.

Anote como preparar sua BATATA DOCE no microondas:

1) Lave-a e seque-a bem.
2) Faça furinhos com garfo. Envolva completamente com papel toalha.
3) Molhe as mãos e aperte o papel toalha para que fique levemente umidecido.
4) Leve ao microondas por 05 minutinhos e PRONTO! Hora de se deliciar.

Leve sua marmita para onde você for e mantenha-se firme na sua alimentação saudável.

Preparar sua marmita antecipadamente faz com que você economize tempo e dinheiro, sabia?

Escolha um dia para cozinhar. Defina o número de marmitas necessárias. Utilize recipientes de vidro ou plástico livre de BPA para armazenar as refeições que serão levadas ao microondas.

As marmitas resfriadas podem durar até 03 dias na geladeira. 

As congeladas, até 90 dias no freezer.
Lembre-se de etiquetar com data para controle de validade.

Na alimentação:
Faz muitos lanchinhos fora de hora;
Mete o ‘Pé na Jaca’ o final de semana inteiro;
Se entope de industrializados light.

No treino: 
Não tem rotina;
Falta mais do que vai;
Não descobriu qual atividade gosta de praticar e finge que se exercita;
Na academia fica só de papo… 

Se identificou? Hora de mudar os hábitos! Vem com a Van!

Será que faz bem?
Segundo o Nutricionista da equipe da Van esse hábito ajuda em muitos aspectos. Por exemplo, na hidratação, previne infecções urinárias, fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão, ajuda a limpar o organismo, mantém a beleza da pele e ainda ajuda no emagrecimento. 
A quantidade ideal é meio limão para cada copo d’água.

Que horas você faz seu exercício físico?
Se treina pela manhã, você gera energia para o resto do dia, ajuda a regularizar a sua alimentação e contribuipara o ganho de massa muscular. Se treina à noite, seu corpo está fisicamente mais preparado, ajuda a perder peso e alivia o estresse sofrido ao longo do dia. Independentemente do horário, mexa-se! Isso é saúde!

(Dica para substituir o arroz branco)

Benefícios: Saudável e delicioso.

Ingredientes: Couve-flor crua batida no liquidificador ou processador, pedacinhos de alho, tomate e cebola picadinhos, salsinha e sal à gosto. Refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite extra-virgem. Acrescente a couve-flor, tomate e salsinha, e deixe cozinhar por 2 minutinhos, mexendo sempre para não queimar. Depois é só se deliciar, sem culpa.

Benefícios: Acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordurinhas indesejadas.

Deixe de um dia pro outro na geladeira: 2 litros de água + 6 rodelinhas de Gengibre. No dia seguinte, adicione suco de 1 limão. Pronto! É só beber durante o dia.

(Dica para quem meteu o pé na jaca no final de semana)

Benefício: Desinchar.

Bata no liquidificador 150ml de água, 1 ramo de hortelã, suco de 1 limão, 1 fatia de melão, 2 raminhos de agrião, adoçante Stevia ou Xylitol a gosto. Beba imediatamente ou congele por até 7 dias.

1) Na relação de ingredientes, o primeiro deve ser FARINHA DE TRIGO INTEGRAL.

2) O segundo ingrediente deve ser outra FARINHA, e não gordura hidrogenada vegetal.

3) Evite marcas que tenham açúcar na composição.

4) Evite pães com mais de 200mg de sódio por porção.

5) Prefira as opções com, no mínimo, 3g de fibras em 2 fatias.

Pra entrar em forma vale todo tipo de estímulo.
Pra Vanessa, por exemplo, música é um motivador perfeito. Ouvindo a FM O Dia, então! Melhor ainda, né?
Músicas com batidas marcadas, animadas, pra cima, geralmente  tem efeitos ótimos na malhação.
Música faz com que nossas emoções respondam rápido aos estímulos. 
Além de superar os limites, ouvir música enquanto malha, faz a gente ficar mais leve pra encarar os problemas do dia a dia.
Sintonize FM O Dia nas alturas e mexa-se.

A ingestão de água de forma regular ajuda o corpo a funcionar melhor, previne doenças, e ajuda a emagrecer.
Precisamos, em média, de 2 litros de água por dia, o que corresponde a aproximadamente 8 copos. 

Aqui vai uma dica de consumo:

2 copos antes do café da manhã;
1 copo no meio da manhã;
2 copos antes do almoço;
1 copo antes do lanche;
2 copos antes do jantar.

No fundo do pote, coloque o molho de sua preferência.
Depois coloque os legumes que suportam o contato com molho (exemplo: cenoura, beterraba, rabanete, cebola, tomate). 
Agora é a vez do brócolis, couve-flor, cogumelos, brotos e milho. Depois insira grãos e sementes (como quinoa, aveia, linhaça, gergelim). Em seguida, entre com as folhas, que podem ser: alface,  rúcula, agrião, espinafre, repolho e couve. Finalize com frango desfiado ou atum.

O peito de frango é leve e tem baixo teor de gordura, além de ser rico em diversos nutrientes.

Vamos aprender a desfiá-lo em segundos?

Tempero o frango com temperinhos naturais (a gosto), corte-os em pedaços médios, coloque na panela de pressão com sal e água até cobri-los totalmente. Deixe cozinhar por 20 minutos, após o cozimento tire a pressão e sacuda a panela. Quanto mais sacudir, mais desfiado ficará.

Tá se sentindo inchado (a)?
Anote essas 5 dicas para acabar com a retenção de líquidos:

1) Beba água. Aproximadamente 2 litros por dia.

2) Beba chás diuréticos, como Chá Verde e de Hibisco.

3) Diminua o consumo de sal.

4) Coma alimentos fontes de potássio, como Banana e Abacate.

5) Faça drenagem linfática.

(Dica para as formigas de plantão)

Misture uma banana amassada, um ovo, uma colher de sopa de cacau sem açúcar, uma colher de sobremesa de óleo de coco, 2 castanhas do pará em pedacinhos, e uma colher de fermento (pequena). Leve ao microondas por 2 minutinhos e pronto. Coma sem culpa!

1) Não vá com fome. Você pode cair em tentação e comprar produtos desnecessários.

2) Leve uma lista de compras para ir direto no que precisa comprar.

3) Comece pela área de frutas e legumes frescos. Fuja dos industrializados (o máximo possível).

4) Cuidado com DIET, LIGHT E FIT. Nem sempre são as opções mais saudáveis.

Para desenvolver o tão desejado corpo sarado, a musculação diária deve durar, no máximo, 60 minutos. Após esse período, o corpo começa a produzir cortisol, que é responsável pelo catabolismo (destruidor de músculos).

Viu só, Chuchu? Não é preciso dedicar horas e horas do seu dia para atingir seu objetivo.

1) Coma antes de sair de casa.

2) Comece sua refeição pela salada.

3) Evite carne vermelha muito gordurosa, crua ou queimada. Dê preferência a carne branca, e vermelha magra, ao ponto.

4) Evite os acompanhamentos muito calóricos, como queijo, maionese, pão de alho… Prefira vinagrete e legumes grelhados.

Anote aí as dicas do nutri da Van:

Opção 1) Mandioca, lentilha, espinafre e peixe grelhado.

Opção 2) Purê de batata doce, grão de bico, brócolis e carne vermelha magra.

Opção 3) Arroz integral, feijão, couve e frango grelhado.

Os treinos são fundamentais quando o objetivo é ganho de massa muscular. Mas é preciso ter uma ingestão de alimentos adequada. 

Geralmente a construção muscular ocorre da seguinte forma:

Com um mês, seu corpo se adapta.
Com dois, há um ganho de resistência, força muscular e flexibilidade.
Com três meses, o corpo libera mais endorfina e o metabolismo acelera.
Com quatro, a queima de gordura cresce.
Com cinco, o risco de você desistir diminui.
Com seis meses, os músculos aumentam de tamanho.

Fique ligado! Não desista de treinar!

Evite fazer abdominal todos os dias!

Segundo o personal trainer da equipe da Van, os músculos abdominais são como os demais do nosso corpo, também precisam de descanso pra se recuperarem e assim se desenvolverem.
Um treino de três séries que leva a musculatura à fadiga, 
precisa de 48 a 72 horas de recuperação. Os abdominais são excelentes pra trabalhar a musculatura do abdômen. Mas o que faz perder gordura nesta área é a alimentação adequada.

Alimentos ricos em gordura boa podem ajudar no processo de emagrecimento.
A gordura boa pode ajudar até a prevenir doenças.
Essas gorduras contribuem para saciedade.

Anote 4 exemplos de gordura boa:
1) Abacate
2) Castanha de Cajú
3) Chocolate amargo
4) Salmão

Um dos exercícios mais importantes na musculação.
Mas devemos agachar na amplitude máxima?
Segundo o personal trainer da equipe da Van, todo exercício deve ser realizado na sua amplitude natural, ou seja, a pessoa deve descer até onde conseguir e colocar uma carga que consiga fazer o máximo de repetições de acordo com seu objetivo.
Trabalhar na área de segurança é importante para longevidade muscular e articular.

Tá esperando o que pra agachar, Chuchu?

Manga – Ótima para pele e controla a queda de cabelo.
Abacaxi – Facilita digestão e auxilia na perda de peso.
Uva – Protege contra infartos e favorece a circulação.
Laranja – Previne gripes, resfriados e outras infecções.

OBS: É sempre melhor consumir a fruta do que o suco, pois assim as fibras são mantidas.

1) Saber comprar o seu alimento. Em alguns casos, quanto menos ingrediente, mais saudável. Muita atenção nos alimentos Zero, Light e Diet.

2) É essencial saber preparar o seu alimento. Tenha uma Frigideira anti-aderente em casa. Use sempre temperos naturais.

3) Saiba transformar sua comida chata em comida gostosa (como salgado FIT, empadinha de Batata doce…).
Essas receitas estão no Instagram da Van (@Vanessa.Rangeli)

1) Biscoito salgadinho

2) Macarrão Instantâneo

3) Refrigerante

4) Margarina

5) Pizza congelada

6) Carne processada

7) Sorvete Industrializado

Dá pra substituir tudo isso! Saiba como no Instagram @vanessa.rangeli.

(Para quem não consegue ficar sem)

Adicione suco de 1 limão em um copo de água com gás, coloque um pouco de adoçante Stevia ou Xylitol e umas rodelinhas de limão. Pronto! Só saborear seu refri fit!

Equipe Vanessa Rangeli

Dr. Leandro de Andrade Carvalho 
Nutricionista Clínico e Esportivo – CRN-4 15100610
Profissional de Educação Física – CREF 18266 G/RJ

 

Dra. Suzana José
Fisioterapeuta – CREFITO 48978 F

Edvaldo de Carvalho Mendes (Ed Valente)
Personal trainer – CREF 003468

Momento Fit