
Músicas: 225
Acessos: 43.173
Site: http://www.caetanoveloso.com.br/ziiezie/
Músicas: 225
Álbuns: 9
Acessos: 43.173
Site: http://www.caetanoveloso.com.br/ziiezie/
Embora desde cedo já tivesse aprendido a tocar violão em Salvador, escrito entre os anos de 1960 e 1962 críticas de cinema para o Diário de Notícias, conhecido o trabalho dos cantores de rádios e dos músicos de bossa nova—notavelmente João Gilberto, sua maior influência e com quem dividiria o palco anos mais tarde—Veloso iniciou seu trabalho profissionalmente em 1965 com o compacto "Cavaleiro/Samba em Paz", enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia por suas apresentações nacionais do espetáculo "Opinião", no Rio de Janeiro. Nessa década conhece Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, participa dos festivais de música popular da Rede Record e compõe trilhas de filmes. Em 1967 sai seu primeiro LP, Domingo, com Gal Costa, e no ano seguinte lidera o movimento chamado Tropicalismo, que renovou o cenário musical brasileiro e os modos de se apresentar e criar música no Brasil, através do disco Tropicália ou Panis et Circensis ao lado de vários músicos. Em 1968, face à ditadura militar, compõe o hino "É Proibido Proibir", que é desclassificada e amplamente vaiada durante o III Festival Internacional da Canção.
Em 1969, é preso pelo regime militar e parte para exílio político em Londres, onde lança Caetano Veloso (1971), disco triste com canções compostas em inglês e endereçadas aos que ficaram no Brasil. Transa (1972) representou seu retorno ao país e seu experimento com compassos de reggae. Em 1976, une-se a Gal, Gil e Bethânia para formar o Doces Bárbaros, típico grupo hippie dos anos 70, lançando um disco, Doces Bárbaros, e saindo em turnê. Na década de 80, mais sóbrio, apadrinhou e se inspirou nos grupos de rocks nacionais, aventurou-se na produções dos discos Outras Palavras, Cores, Nomes, Uns e Velô, e em 1986 participou de um programa de televisão com Chico Buarque. Na década de 90, escreveu Verdade Tropical (1997), e o disco Livro (1998) ganha o Prêmio Grammy em 2000, na categoria World Music. Com A Foreign Sound cantou clássicos norte-americanos e em 2006 lançou o álbum Cê, fruto de sua experimentação com o rock e o underground. Unindo estes gêneros ao samba, Zii e Zie de 2009—seu último disco lançado até agora—fechou a parceria com a Banda Cê.
Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 60 e já foi chamado de "aedo pós-moderno". Em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinqüenta discos disponíveis e canções em trilhas sonoras de filmes como Hable con Ella de Pedro Almodovar e Frida de Julie Taymor. Ao longo de sua carreira, também se converteu numa das personalidades mais polêmicas e com maior força de opinião nacional. É uma das figuras mais importantes da música popular brasileira, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley e Lennon/McCartney.
PEÇA SUA MÚSICA
Funk Melódico
(Caetano Veloso)
Não aprendi nada com aquela sentimental canção Nada pra alertar meu coração Mulher indigesta você só merece mesmo o céu Como está no samba de Noel Você produz raiva, confusão, tristeza e dor Prova que o ciúme é só o estrume do amor Vá numa sessão de descarrego ou no médico Meu amor, tem preço módico Não tem um tijolo nem um paralelepípedo Só resta o funk melódico Você produz raiva, confusão, tristeza e dor Prova que o ciúme é só o estrume do amor Num abraço, abraçaço, essa letra te juro Esse papo de céu foi só pelo Noel Nem com cheiro de flor bateria em você Não sou bravo nem forte e nem mesmo do norte Sem canto de morte no meu HD O paralelepípedo é o jeito diverso Que quer dizer raiva e mais raiva e mais raiva Raiva e desprezo e terror, desamor O tijolo é gritar você me exasperou Que você me exasperou Você me exasperou Você me exasperou Você me exasperou Você produz raiva, confusão, tristeza e dor Prova que o ciúme é só o estrume do amor Não aprendi nada com aquela sentimental canção Nada pra alertar meu coração Não aprendi nada com aquela sentimental canção Nada pra alertar meu coração Mulher indigesta você só merece mesmo o céu Como está no samba de Noel Vá numa sessão de descarrego ou no médico Meu amor, tem preço módico Não tem um tijolo nem um paralelepípedo Só resta o funk melódico
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está ciente e concorda com tal monitoramento. Confira a nossa Política de privacidade.